Coleta seletiva no condomínio

Em alguns edifícios os porteiros solicitam que os moradores separem os jornais, latinhas, papelão e as garrafas de vidro por dois motivos: um é que as garrafas de vidro misturadas ao lixo comum costumam se quebrar e ferir os lixeiros. Outro é que o porteiro comercializa o lixo reciclável com os catadores. Isso é ótimo! O problema é que quando este porteiro deixar de trabalhar neste condomínio, o lixo das dezenas de moradores terá novamente como destino o aterro sanitário ou lixão, longe do processo de reciclagem.


Lixo reciclável

O ideal é que o próprio condomínio tenha a iniciativa de orientar moradores e funcionários para a reciclagem e sua importância na preservação do planeta.

Cooperativa de catadores de lixo

O primeiro passo é verificar o destino do material a ser reciclado: cooperativa de catadores ou coleta seletiva realizada pelo órgão competente.

Aqui em Florianópolis a coleta seletiva é feita uma vez por semana e atende 90% dos bairros e 87% da população do Município de Florianópolis.

Nos bairros Santa Mônica, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Estreito, de alta densidade populacional, os roteiros de coleta seletiva já são bissemanais.

Em dezembro de 2006, o volume de materiais reciclados recolhidos pela Comcap passou da média de 130 toneladas/mês para 202 toneladas. Paralelamente à atuação da Comcap, é intensa a ação dos catadores de materiais recicláveis. Por mês, são recolhidas 1,2 mil toneladas de materiais recicláveis na Capital, somada a coleta seletiva da Comcap, o resultado dos catadores organizados no Centro e daqueles que atuam isoladamente nos bairros.

Também foi firmado em março de 2006 compromisso para a implantação do Projeto denominado “Rede de Catadores de Santa Catarina”, englobando a capacitação para autogestão e agregação de valor aos materiais recicláveis como meio de inclusão social dos catadores. Realizado com recursos do CNPq (Edital nº 18/2005), tem como entidade proponente a Cefet, como entidade gestora a Comcap, e conta com a parceria da UFSC e Univali.

Exemplo de como funciona um usina de reciclagem

Veja aqui qual o dia que o caminhão da coleta seletiva passa no seu bairro.

(Fonte Comcap, Guia Floripa e Portal dos condomínios, Arca universal, Atitude verde, Oi Fm, Wired)

Nenhum comentário:

Postar um comentário