Como colocar a mesa

As regras básicas de colocação da mesa são as mesmas para um refeição formal ou informal, embora o cardápio dite os talheres a serem utilizados. 



PRATO DE SERVIÇO (BASE): O prato maior, também chamado de base, serve de apoio para colocar o primeiro prato. Quando termina a primeira parte da refeição, o prato de serviço continua na mesa até o prato de carne ser servido; nesta altura os dois pratos – o de serviço e o da carne devem ser substituídos. O prato maior serve de base para vários pratos que trazem carne.

GARFO DE JANTAR: É o maior dos garfos, também chamado garfo de carne, é colocado ao lado esquerdo do prato. Outros garfos menores para outros pratos são colocados à esquerda ou à direita do garfo de jantar, de acordo com o momento em que serão usados.

GARFO DE PEIXE: Se existe um prato de peixe no menu, este garfo é colocado ao lado esquerdo do garfo de jantar porque será o primeiro garfo a ser usado.

COLHER DA SOPA: Se como primeiro prato for servida sopa ou fruta, então a colher respectiva será colocada ao lado direito das facas.

GARFO DE OSTRAS: Se existir marisco no menu, o garfo de ostra será colocado ao lado direito das colheres. Porém este é o único garfo a poder ser colocado ao lado direito do prato.

COPOS: Estes podem ser até cinco, e são colocados de maneira a que os menores estejam à frente. O copo da água é colocado acima das facas. Logo ao lado coloca-se o copo de champanhe, o flute, em frente a este são colocados os copos de vinho tinto e/ou de vinho branco e um copo de porto.

GUARDANAPO: O guardanapo é colocado em cima do prato base (se este for usado), ou no espaço reservado ao prato.

A colocação dos talheres é feita de fora para dentro: entrada, primeiro prato, carnes, salada...



OUTRAS DICAS IMPORTANTES:

- As lâminas das facas são sempre colocadas viradas para o prato.

- Não mais de três pares de talheres devem ser colocados na mesa, exceto se for colocado o gafo de ostra, ao lado dos outros três garfos. 

- Se forem servidos mais de três pratos antes da sobremesa, então os utensílios para um quarto prato serão trazidos com a comida; da mesma maneira que o garfo e faca da salada poderão só ser colocados na mesa, quando a salada também for servida.

- As colheres e os garfos de sobremesa são trazidos dentro do prato da sobremesa, um pouco antes da sobremesa ser servida.

No centro da mesa, um belo arranjo de flores naturais fica sempre elegante acompanhado de todos os talheres e copos. Não se esqueça que a toalha deverá estar impecavelmente limpa.

Fonte: Carol Oliveira Gastronomia / Hagah / Portal Receitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário