Os 10 passos da qualidade em atendimento

A qualidade e o bom desempenho no atendimento dependem de pequenos detalhes, que nem sempre nos damos conta, devido à correria do nosso dia-a-dia. Separamos aqui 10 passos para profissionalizar mais o seu atendimento. Temos certeza que você já se utiliza de várias dessas técnicas, mas se anda descuidando de alguma, é hora de rever e colocar em prática!


1 - ENCONTRE SUA MOTIVAÇÃO – Se todos os dias, ao acordar, você já começa a reclamar do seu trabalho, é porque algo está errado. Você, provavelmente, está trabalhando num lugar que não gosta, ou fazendo algo que não sente vontade, ou os dois juntos. Nesse caso, sua desmotivação é um fator altamente negativo para seu bom desempenho. Se não gostamos daquilo que fazemos, acabamos fazendo mal, portanto, tenha paixão pelo que faz.

2 - CONHEÇA MUITO BEM O SEU TRABALHO – Um bom vendedor conhece tudo sobre seu produto, um bom advogado conhece as leis como poucos, um bom tenista conhece todas as “manhas” de como bater na bolinha com maestria... ou seja, um bom profissional conhece muito bem o que faz. Demonstrando conhecimento, o cliente fica mais tranquilo e seguro, sentindo-se melhor atendido.

3 - NÃO MISTURE VIDA PROFISSIONAL COM PESSOAL É fundamental não se deixar influenciar por problemas pessoais, refletindo na sua atuação profissional. Por mais difícil que possa parecer, temos que nos portar profissionalmente e não demonstrar as eventuais preocupações e tristezas do dia-a-dia. 

4 - SEJA HONESTO E PACIENTE – Aqui não é preciso dizer muito. A honestidade não deveria ser vista como uma qualidade e sim como um dever de todos. Não se deve prejudicar ninguém por interesse próprio, pois esse caminho nos leva a coisas cada vez piores, refletindo num fracasso eminente. Ser paciente é palavra de ordem para profissões que envolvem atendimento. Devemos entender que nossos clientes estão, geralmente, passando por problemas e relevar certas atitudes é fundamental para ajudá-los a reverter esse quadro.

5 - SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO – Simpatia é tudo nesse negócio! Sorria sempre e seja muito atencioso. Lembre-se que, além de seus clientes, todos no ambiente de trabalho estão lhe observando. É muito importante mostrar uma atitude positiva para todos, pois os clientes se sentem bem recepcionados, os colegas de trabalho aprendem com você uma melhor postura e seus superiores ficam satisfeitos com seu desempenho.

6 - FAÇA SEU CLIENTE SENTIR-SE UM CONVIDADO – Ajude-o no que for preciso, seja cordial e bem-receptivo. Lembre-se, o cliente muitas vezes está passando por uma situação ruim e precisa de amparo. É dever seu fazer com que se sinta mais confortável naquela situação. Receba-os como se você estivesse recebendo seus amigos em casa, demonstrando interesse pelo seu bem-estar.

7 - TRATE A TODOS PELOS SEUS NOMES – Essa dica é muito valiosa! Personalize o atendimento. Se você tratar as pessoas pelo nome, elas vão se sentir mais valorizadas por você. Isso demonstra que você se importa com ela, e não é apenas mais uma. 

8 - OUÇA COM INTERESSE – Quando o cliente fala com você, preste atenção e olhe sempre nos olhos dele. Pare tudo que está fazendo, pois o cliente não quer dividir sua atenção com mais nada e ninguém! Deve-se demonstrar real interesse pelo que está sendo dito e, principalmente, deve-se compreender o que foi falado. “Você poderia repetir” ou “O que foi mesmo que você disse?” são pecados mortais!

9 - NÃO PROMETA O QUE NÃO PODE CUMPRIR – Se você fizer falsas promessas, em pouco tempo cairá no descrédito de todos. Em vez de prometer coisas que não poderá realizar, tente encontrar soluções viáveis, mesmo se for necessário envolver outras pessoas. Lembre-se que seus colegas de trabalho têm o dever de trabalhar em equipe, e estão lá para ajudá-lo quando preciso.

10 - DESPEÇA-SE ADEQUADAMENTE – Sempre que possível, agradeça a presença de seu cliente, colocando-se à disposição sempre que necessário.

Agora basta praticar cada um desses passos! Boas vendas!

Fonte: Brasil Medicina / 
Sebrae/PR 

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