Como descartar lixo eletrônico

Cada vez mais, termos como sustentabilidade e consumo consciente fazem parte da vida diária. Diante dos inúmeros estragos que o homem faz ao meio ambiente, é necessário adotar hábitos ecologicamente corretos - para não piorar a situação do planeta. E no meio da modernidade, saber o que fazer com o lixo eletrônico é fundamental.


 “Todo tipo de equipamento eletroeletrônico em fim de vida útil, ao ser descartado ou aposentado pelo cidadão, pode ser considerado como resíduos de equipamento eletro-eletrônico (REEE)”.

Resíduos gerados a partir de produtos elétricos e eletrônicos, assim como todos os componentes, partes e bens que já tiveram alguma utilidade elétrica ou eletrônica se classificam como REEE.

É importante lembrar que esse tipo de lixo não pode ser descartado de maneira convencional. “Já existem diversos fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos, bem como empresas de reciclagem, que recebem esses resíduos para encaminhamentos adequados”. Fabricantes de celulares, por exemplo, recebem aparelhos e baterias por meio de centrais instaladas em postos de atendimento das operadoras.

Esse lixo moderno requer tratamento especial no destino final porque pode carregar na sua composição metais pesado e outros elementos químicos contaminantes. “Seu descarte inadequado pode causar poluição do solo e do lençol freático. Além disso, se a desmontagem for realizada de maneira inadequada e sem os cuidados necessários, pode causar poluição do ar e das pessoas que o manuseiam”. Se bem encaminhado, a desmontagem é feita com o derretimento das partes plásticas para a recuperação dos metais contidos nos equipamentos.

“O panorama dos REEE no mundo é crítico: o volume existente é enorme. E as políticas públicas implantadas ainda não produzem os efeitos desejados de minimizar a geração, aumentar a durabilidade e garantir um destino adequado após o uso”.

Estudos mostram que 2,5 a 4 bilhões de toneladas de resíduos são coletadas por ano no mundo. Deles, 1,2 bilhões de toneladas são resíduos sólidos urbanos. No Brasil, são coletadas por dia 140 mil toneladas desse tido de resíduo. Mas, infelizmente, como bem lembra Carlos, os programas envolvendo atividades de coleta e a reciclagem dos materiais contidos nos equipamentos eletroeletrônicos, bem como regulamentações que disciplinem a utilização de substâncias perigosas nesses produtos encontram-se ainda em estágio inicial na maioria dos países.

O grande volume desses resíduos, aliado à ausência de legislação e políticas a respeito do tema, torna a situação preocupante. Empresas do ramo podem ajudar a encontrar o melhor local de depósito e a doação daquele eletrônico que não serve mais para você também é boa opção de reaproveitamento e consciência (social) ambiental.


Saiba qual a duração em média que os consumidores permanecem com aparelhos eletrônicos adquiridos:

Celular: 22 meses
Monitor de computador: 2 anos
Televisão: 10 anos
Tocador de música: 2 a 3 anos
Impressora: 5 anos
DVD: 4 a 5 anos

A reciclagem deste tipo de lixo passa necessariamente por alguns processos que consistem em: coleta; triagem dos produtos; separação, desmontagem e por fim a obtenção da matéria-prima.

Onde reciclar em Florianópolis:

Para contribuir na retirada do excesso de lixo eletrônico do planeta e com o descarte correto destes grandes poluidores ambientais, veja algumas opções:

* Terminais de integração de transporte público de Florianópolis, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Câmara de Vereadores e Parque de Coqueiros: São os coletores de lixo tecnológico para descarte dos resíduos eletrônicos.

* CDI-SC – Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina: Recebe equipamentos de informática como computadores, notebooks, impressoras e mouses através do Programa de Reciclagem Tecnológica (Reciclatec). Existem 20 pontos de coleta cadastrados em Florianópolis e São José. Os resíduos são encaminhados para o Centro de Reciclagem Tecnológica (Certec).

* ONG Metarreciclagem: Recebe e coleta resíduos como monitores, CPUs, impressoras, máquinas fotográficas, celulares, entre outros. A Organização não recebe eletrônicos de uso doméstico como geladeiras e fornos. Localização: Ingleses – Florianópolis/SC.

* Cereel: Recebe equipamentos eletroeletrônicos e de informática, desmonta-os e faz a manufatura reversa, enviando cada item para um destino correto. Localização: Rodovia SC 405, 1472ª Fazenda Rio Tavares, Florianópolis/SC.

*Compuciclado: Empresa especializada na manufatura reversa (desmanche, triagem e destinação ambientalmente correta) de equipamentos de informática e outros resíduos eletroeletrônicos. Localização: Rua Firmino Aloísio Brandt, 82, Centro Empresarial e Industrial Palhoça II, Jardim Eldorado, Palhoça.


Conheça os nossos imóveis em www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727


Reprodução: Vila Mulher / Google / Apezinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário