Não só essa ideia é equivocada como é
recomendável que as duas ferramentas sejam trabalhadas de forma conjunta para
que as empresas alcancem bons resultados com o marketing digital. É bem verdade
que a interação via redes sociais diminuiu o número de mensagens pessoais
trocadas via e-mail,
mas a ferramenta continua sendo um importante meio de comunicação empresarial.
Veja, a seguir, um comparativo entre as duas plataformas:
Contatos
casuais x relações profundas
Enquanto nas redes
sociais sua empresa consegue impactar quem está online e atento na timeline
naquele momento, com o e-mail marketing é possível uma abordagem mais
direcionada, com conteúdo personalizado e segmentado e a atenção do público é
praticamente exclusiva.
“O
e-mail marketing é uma boa maneira de aprofundar o relacionamento com seus
clientes, enviando mensagens com conteúdo que eles já demonstraram interesse
anteriormente”.
Ativo instável x ativo próprio de longo prazo
Nas redes sociais o alcance de sua empresa depende muito das regras da
plataforma utilizada. No Facebook, por exemplo, ele fica limitado, em média, a
10% da base – para conseguir impactar um número maior de pessoas só investindo
em anúncio por lá. Por outro lado, a base de contatos de sua empresa é um ativo
próprio de longo prazo e sobre o qual sua equipe detém total controle, podendo
avaliar exatamente quem visualizou e segmentar o conteúdo, entre outros recursos.
Automatização genérica x conteúdo segmentado
Tanto nas redes sociais quanto na plataforma de e-mail marketing é possível
fazer a publicação e o envio de forma automatizada. A diferença é que nas redes
sociais ele se limita a um agendamento da publicação. Já a automatização nas
plataformas de e-mail marketing pode ir muito além, como no caso da nutrição de
leads, um recurso onde é possível agendar uma sequência de mensagens
personalizadas, de acordo com o interesse de seus contatos.
Um canal completa o outro.
Se por um lado as
mídias sociais são úteis para atrair novas oportunidades, divulgando o conteúdo
de sua empresa para uma base cada vez maior, por outro lado, o email marketing
funciona melhor para nutrir os relacionamentos já existentes e impulsionar as
vendas.
Texto por Eric
Santos é especialista em marketing digital e CEO da
Resultados Digitais.
Conheça os nossos
imóveis em www.adimoveis.com.br
Consulte nossos
corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727
Reprodução: Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário