Quatro sinais do vendedor que não sabe negociar

Todo vendedor precisa ter habilidades de negociação para lidar com clientes. Uma negociação bem feita é aquela em que os dois lados saem satisfeitos, sem competições.

“O negociador amador é aquele que está despreparado e não tem um plano alternativo quando as coisas não saem do jeito planejado”.


Para Diego Maia, presidente do Grupo CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas), se você não consegue atingir o objetivo da maioria das suas negociações é porque há falhas no processo. 

Veja abaixo alguns sinais de que você precisa desenvolver melhor suas habilidades de negociação.

1 - Nunca receber retorno de propostas
Alguns vendedores saem de uma negociação sem saber se a conversa foi boa ou não. Muitas vezes o cliente deixa de responder e posterga de maneira rotineira. Isso é um sinal de que a conversa não foi boa. Nesses casos, agendar um retorno para recapitular o que ficou claro ou não, é uma opção. 

"É ainda essencial que o vendedor tenha uma alternativa para que nenhuma negociação seja perdida por falta de preparo".


2 - Não saber quais são os limites
O vendedor precisa estar a par de todas as informações que vão influenciar na decisão final. É fundamental saber qual é a margem de negociação. Isso é importante para que, no final de uma conversa, vendedores e compradores não saiam com prejuízo no negócio.


3 - Ficar emotivo
Ansiedade e medo são alguns sentimentos que podem influenciar negativamente uma negociação. “A maioria das pessoas tem medo de conflito e acaba se atrapalhando com as emoções”. Impasses com clientes ao negociar prazos e preços são comuns. O recomendável é manter a calma e ter um objetivo muito claro antes de começar qualquer conversa.


4 - Não fazer perguntas durante a negociação
Um dos sinais que mostram que você está desconfortável durante uma negociação é a falta de questionamentos. Além disso, ceder muito fácil para não prolongar a conversa pode ser prejudicial para o seu negócio. “Negociação não pode ser um monólogo”.  Quando uma pessoa propõe algo, mas só ela fala, há indícios de que a conversa não foi preparada. É preciso ouvir para extrair as demandas do outro e combinar com as suas. 


Conheça os nossos imóveis em www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário