05 lições tiradas de livros sobre mídias sociais


Reunimos cinco títulos com lições valiosas que toda empresa deveria aprender sobre mídias sociais. Confiram:

# O valor e a mensagem são os elementos mais importantes

Todo mundo sabe que a chave do sucesso nas mídias sociais é criar conteúdo. Mas não qualquer tipo e, sim, conteúdo com valor. “Quanto mais você oferece [valor], mas atraente se torna. Quanto menos você oferece, mais anônimo permanecerá”, afirma Gitomer, autor do livro. Nesse sentido, a mensagem transmitida é outra coisa a planejar com cuidado. Mesmo antes de pensar em qual forma de mídia usar, você deve decidir o que dizer. Não ‘faça’ a mídia social a menos que tenha algo a dizer. 

Livro: Boom de mídias sociais, de Jeffrey Gitomer.
Editora: M. Books
Preço: R$ 33,90


# Torne-se uma referência no seu mercado

Ao se inscrever em qualquer mídia social, você abre mais um canal de comunicação com potenciais consumidores. Para que eles compreendam e queiram entender sua marca, é preciso confiança. Para conquistá-la, você precisa estar aberto ao diálogo: converse com seguidores sobre assuntos do seu mercado, tire dúvidas, esclareça, torne-se uma referência a ponto de eles recorrerem aos seus perfis em busca de ajuda – ou apenas de alguém para ouvir seus comentários. Se você mostra conhecimento e tempo, os usuários notarão mais facilmente que estão conversando com uma empresa competente.

Livro: 30 dias para arrasar nas mídias sociais, de Gail Z. Martin.
Editora: best business
Preço: R$ 38,00


# Criando uma equipe integrada e consciente

“Se uma organização constrói um grande programa e uma ótima política de mídias sociais, mas não envolve seus funcionários, será que está de fato conectada às mídias sociais?”, pergunta o autor. A provocação é muito pertinente, já que muitas empresas ainda acham que o marketing de mídias sociais é um trabalho de apenas um pequeno grupo de especialistas, quando na verdade deveria ser uma estratégia compartilhada com todos os funcionários. Não que todos recebam poderes iguais para gerir as redes, mas uma consciência e integração maior aumentam o poder de uma estratégia. A sinergia e a unidade de discurso potencializam os resultados de qualquer ação. Para isso ocorrer, a marca precisa informar seus colaboradores e capacitar cada um deles para entender melhor o que está sendo feito. Grandes empresas como a Dell já fazem isso e esse tipo de estratégia fica ainda mais simples para pequenas empresas. Por último, uma empresa mais integrada diminui a dependência de apenas um grande mestre no tema, que se fosse demitido deixaria toda a marca desfalcada.

Livro: O estrategista em mídias sociais, de Christopher Barger.
Editora: DVS
Preço: R$ 59,00


# Não se faz uma estratégia de mídia social sem o consumidor

A grande lição por trás deste livro incrível é que uma marca é feita com a ajuda dos próprios consumidores e da relação de confiança e gratidão que uma empresa cria com eles. Pode parecer algo tautológico, mas apenas alguns negócios percebem e vivem por essa teoria. Com o poder que os usuários de mídias sociais conseguiram ao longo dos anos, eles podem ser identificados mais como acionistas informais do que apenas compradores facilmente influenciáveis. Isso pode amedrontar um pouco, mas são esses clientes, que, se cativados de forma correta, se tornam advogados ferrenhos dos valores da empresa.

Livro: Gratidão, de Gary Vaynerchuk.
Editora: Lua de Papel
Preço: R$ 24,90


# Não se esqueça das métricas

Este livro é uma boa fonte de atividades práticas para estabelecer metas e analisar os resultados de suas estratégias. Há quem brinque e diga que o trabalho em mídias sociais é algo tão místico quanto o poder medicinal de cristais. De fato há uma parcela de teste e análise de acertos e erros nesse campo, mas é possível sim saber se a empresa está no melhor caminho ou não. Identificar as melhores métricas para cada ação também é muito importante para definir o conceito de sucesso, o que também determinará, por exemplo, quanto investir em cada estratégia.

Livro: Retorno sobre o investimento em mídias sociais, de Guy R. Powell, Steven W. Groves e Jerry Dimos. 
Editora: Campus
Preço: R$ 85,00


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Reprodução: Pequenas Empresas Grandes Negócios / Imagem: Google

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