# O valor e a
mensagem são os elementos mais importantes
Todo mundo sabe que a chave do sucesso nas mídias sociais é criar
conteúdo. Mas não qualquer tipo e, sim, conteúdo com valor. “Quanto mais você
oferece [valor], mas atraente se torna. Quanto menos você oferece, mais anônimo
permanecerá”, afirma Gitomer, autor do livro. Nesse sentido, a mensagem
transmitida é outra coisa a planejar com cuidado. Mesmo antes de pensar em qual
forma de mídia usar, você deve decidir o que dizer. Não ‘faça’ a mídia
social a menos que tenha algo a dizer.
Livro: Boom de mídias sociais,
de Jeffrey Gitomer.
Editora: M. Books
Preço: R$ 33,90
# Torne-se uma referência no seu mercado
Ao se inscrever em qualquer mídia social,
você abre mais um canal de comunicação com potenciais consumidores. Para que
eles compreendam e queiram entender sua marca, é preciso confiança. Para
conquistá-la, você precisa estar aberto ao diálogo: converse com seguidores sobre
assuntos do seu mercado, tire dúvidas, esclareça, torne-se uma referência a
ponto de eles recorrerem aos seus perfis em busca de ajuda – ou apenas de
alguém para ouvir seus comentários. Se você mostra conhecimento e tempo, os
usuários notarão mais facilmente que estão conversando com uma empresa
competente.
Livro: 30 dias para arrasar nas mídias sociais, de Gail Z. Martin.
Editora:
best business
Preço: R$ 38,00
# Criando
uma equipe integrada e consciente
“Se
uma organização constrói um grande programa e uma ótima política de mídias
sociais, mas não envolve seus funcionários, será que está de fato conectada às
mídias sociais?”, pergunta o autor. A provocação é muito pertinente, já que
muitas empresas ainda acham que o marketing de mídias sociais é um trabalho de
apenas um pequeno grupo de especialistas, quando na verdade deveria ser uma
estratégia compartilhada com todos os funcionários. Não que todos recebam
poderes iguais para gerir as redes, mas uma consciência e integração maior
aumentam o poder de uma estratégia. A sinergia e a unidade de discurso
potencializam os resultados de qualquer ação. Para isso ocorrer, a marca
precisa informar seus colaboradores e capacitar cada um deles para entender
melhor o que está sendo feito. Grandes empresas como a Dell já fazem isso e
esse tipo de estratégia fica ainda mais simples para pequenas empresas. Por
último, uma empresa mais integrada diminui a dependência de apenas um grande
mestre no tema, que se fosse demitido deixaria toda a marca desfalcada.
Livro: O
estrategista em mídias sociais, de Christopher Barger.
Editora: DVS
Preço: R$ 59,00
# Não se faz uma estratégia de mídia social sem
o consumidor
A grande lição por
trás deste livro incrível é que uma marca é feita com a ajuda dos próprios consumidores
e da relação de confiança e gratidão que uma empresa cria com eles. Pode
parecer algo tautológico, mas apenas alguns negócios percebem e vivem por essa
teoria. Com o poder que os usuários de mídias sociais conseguiram ao longo dos
anos, eles podem ser identificados mais como acionistas informais do que apenas
compradores facilmente influenciáveis. Isso pode amedrontar um pouco, mas são
esses clientes, que, se cativados de forma correta, se tornam advogados
ferrenhos dos valores da empresa.
Livro: Gratidão, de Gary Vaynerchuk.
Editora:
Lua de Papel
Preço: R$ 24,90
# Não
se esqueça das métricas
Este
livro é uma boa fonte de atividades práticas para estabelecer metas e analisar
os resultados de suas estratégias. Há quem brinque e diga que o trabalho em
mídias sociais é algo tão místico quanto o poder medicinal de cristais. De fato
há uma parcela de teste e análise de acertos e erros nesse campo, mas é
possível sim saber se a empresa está no melhor caminho ou não. Identificar as
melhores métricas para cada ação também é muito importante para definir o
conceito de sucesso, o que também determinará, por exemplo, quanto investir em
cada estratégia.
Livro: Retorno sobre o investimento em mídias sociais, de Guy
R. Powell, Steven W. Groves e Jerry Dimos.
Editora: Campus
Preço: R$ 85,00
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