Dicionário da Construção Civil: Termos mais usados - Letra C


Cabo-guia ou de Segurança - Cabo ancorado à estrutura, onde são fixadas as ligações dos cintos de segurança.

Cabos de Ancoragem - Cabos de aço destinados à fixação de equipamentos, torres e outros à estrutura.

Cabos de Suspensão - Cabo de aço destinado à elevação de materiais e equipamentos.

Cabos de Tração - Cabos de aço destinados à movimentação de pesos.

Caçamba - Recipiente metálico para conter ou transportar materiais.

Caiar - Pintar com cal diluída em água.

Caibro - Peça de madeira que sustenta as ripas de telhados ou de soalhos. Nos telhados, o caibro assenta nas cumeeiras, nas terças e nos frechais. No soalho, apoia-se nos barrotes.

Caixa-d'água - Depósito de água confeccionado em materiais como concreto armado, fibrocimento, aço ou plástico.

Caixa de escada - Espaço, em sentido vertical, destinado à escada.

Caixilho - Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.

Cal - Material indispensável à preparação das argamassas. É obtida a partir do aquecimento da pedra calcária a temperaturas próximas dos 1000 graus Celsius, processo que resulta no aparecimento do monóxido de cálcio (CaO) e ganha o nome de cal virgem.

Calafetar - Vedar fendas e pequenos buracos surgidos durante a obra.

Calço - Acessório utilizado para nivelamento de equipamentos e máquinas em superfície irregular.

Cálculo estrutural - Cálculo que estabelece a dimensão e a capacidade de sustentação dos elementos básicos de uma estrutura.

Calha - Canal. Duto de alumínio, ferro galvanizado, cobre, PVC ou latão que recebe as águas das chuvas e as leva aos condutores verticais.

Canalizador - Profissional que executa o projeto hidráulico do engenheiro.

Canteiro de obra - Instalações provisórias destinadas a alojamentos, estoque de materiais e equipamentos, almoxarifado, durante a fase de construção da obra.

Cantoneira - Peça em forma de L que remata quinas ou ângulos de paredes. Também serve de apoio a pequenas prateleiras.

Capa - Demão de tinta. Camada de concreto aplicada sobre a pedra que impermeabiliza a superfície.

Capeamento - Revestimento com pasta de cimento ou de uma mistura composta de material pulverulento e enxofre derretido, que regulariza os topos de um corpo-de-prova com o objetivo de distribuir uniformemente as tensões de compressão axiais.

Capitel - Parte superior, em geral esculpida, de uma coluna. Alguns capitéis são simples, pouco ornamentados, a exemplo dos dóricos. Outros, como os jónicos, são rematados com volutas.

Carpinteiro - Profissional que trabalha o madeiramento de uma obra.

Cascalho - Lasca de pedra.

CAT - Comunicação de acidente de trabalho.

Caulino - Argila branca, rica em carbonato de cálcio, base de extração de cal.

Cave - Pequeno espaço situado entre o solo e o primeiro pavimento de uma casa.

Cavilha - Peça de fixação que serve para manter juntas as peças de madeira, as estruturas de alvenaria, etc. Tem formato cilíndrico-conico, com uma cabeça numa das extremidades e uma abertura na outra, onde se encaixa a chaveta - um tipo de trava -, que completa a junção.

CEI - Cadastro específico do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, referente à obra.

Central Dosadora - Local de dosagem ou mistura do concreto por meio de instalações e equipamentos especiais, sendo o mesmo transportado ao local de aplicação por caminhões betoneiras.

Cerâmica - Arte de fabricação de objetos de argila, tais como tijolos, telhas e vasos. Também refere-se às lajotas usadas em pisos ou como revestimento de paredes.

Chaminé - Duto de metal ou de alvenaria que conduz o fumo da lareira e do fogão para o exterior da casa.

Chanfrar - Cortar em diagonal os ângulos retos de uma peça.

Chapiscar - Lançar argamassa de cimento e areia grossa contra a superfície para torná-la áspera e facilitar a aderência da primeira camada de argamassa.

Chave blindada - Chave elétrica protegida por uma caixa metálica, isolando as partes condutoras do contato elétrico.

Chave Elétrica de Bloqueio - É a chave interruptora de corrente.

Chave Magnética - Dispositivo com dois circuitos básicos, de comando e de força, destinados a ligar e desligar quaisquer circuitos elétricos, com um comando local ou à distância.

Chumbar - Fixar com cimento.

Cimbramento - Escoramento e fixação das formas para concreto armado.

Cimento - Aglomerante obtido a partir do cozimento de calcários naturais ou artificiais. Misturado com água, forma um composto que endurece em contato com o ar. É usado com a cal e a areia na composição das argamassas. O cimento de uso mais frequente hoje é o Portland, cujas características são resistência e solidificação em tempo curto. Desenvolvido em 1824, por um fabricante inglês de cal, ganhou esse nome porque a sua coloração era semelhante à da terra de Portland. Outros tipos surgem na mistura desse cimento com diversos compostos ou elementos, como o cimento com pó de mármore, que dá uma cor esbranquiçada ao material.

Cinto de Segurança Tipo Paraquedista - É o que possui tiras de tórax e pernas, com ajuste e presilhas.

Circuito de Derivação - Circuito secundário de distribuição.

Claraboia - Abertura no teto da construção, fechada por caixilho com vidro ou outro material transparente, para iluminar o interior.

Clássico - Relativo à arte e à cultura dos antigos povos gregos e romanos. Período marcado por construções de planta retangular, colunas e frontões. Essas formas, inicialmente presentes nos templos, passaram a repetir-se nas casas, de maneira mais sóbria, e nas fachadas pouco ornamentadas. Adjetivo para tudo o que se torna modelo ou padrão em arquitetura.

Cobertura - Conjunto de madeiramentos e de telhas que serve de proteção a casa.

Cobrimento - Espessura de concreto entre a face interna da forma e a armadura.

Coifa - Dispositivo destinado a confinar o disco da serra circular.

Coletor de Serragem - Dispositivo destinado a recolher e lançar em local adequado a serragem proveniente do corte de madeira.

Colonial - Tipo de arquitetura praticada nos países que foram colônias. Assim, as influências portuguesas estão presentes já nas primeiras construções brasileiras e as espanholas marcam alguns países da América do Sul, Central e do Norte. Os ingleses deixaram a sua herança na América do Norte. Já elementos da arquitetura holandesa e francesa aparecem na América Central, sobretudo na região das Caraíbas.

Coluna - Elemento estrutural de sustentação, quase sempre vertical. Ao longo da história da arquitetura, assumiu as formas mais variadas e diversos ornamentos. Pode ser de pedra, alvenaria, madeira ou metal e consta de três partes: base, fuste e capitel. Esses elementos aparecem inicialmente nas colunas dóricas e jónicas dos templos gregos. A partir da visão funcionalista do arquiteto suíço Le Corbusier, ainda na primeira metade deste século, as colunas passaram a ser chamadas internacionalmente de pilotis e ganharam formas limpas.

Concreto - Mistura de água, cimento, areia e pedra britada, em proporções prefixadas, que forma uma massa compata e endurece com o tempo. Concreto aparente é aquele que não recebe revestimentos. Concreto armado: na sua massa dispõem-se armaduras de metal para aumentar a resistência. Concreto ciclópico tem pedras aparentese e de formas irregulares. Concreto celular é uma variável que substitui a pedra britada por microcélulas de ar, conferindo-lhe grande leveza.

Concreto Leve - É o concreto executado com argila expandida ou poliestireno expandido, e utilizado para enchimentos, isolamento térmico e acústico, divisórias ou em locais onde se deseja reduzir o peso próprio da estrutura.

Concreto Celular - Trata-se de concreto leve, sem função estrutural, que consiste de pasta ou argamassa de cimento portland com incorporação de minúsculas bolhas de ar. É indicado para isolamento térmico em lajes de cobertura e terraços, enchimentos de pisos e rebaixamento de lajes, fabricação de pré-moldados, etc. O concreto celular possui massa específica variando de 500 kg/m³ a 1800 kg/m³, sendo que o concreto convencional possui massa específica- em torno de 2300 kg/m³.

Concreto de Alta Resistência - É aquele com valores de resistência acima dos concretos comumente utilizados, ou seja, maiores que 50 MPa. Pode ser obtido utilizando-se cimento, microssílica e aditivos plastificantes, obtendo-se uma relação água/cimento e microssílica (A/c+ms) baixa. Este concreto exige um rigoroso controle tecnológico, tendo como campo de aplicação pilares de edifícios, obras marítimas, pisos de alta resistência, reparos de obras de concreto, etc.

Concreto Pesado - É obtido utilizando-se agregados com elevada massa específica, tais como: hematita, barita, magnetita. Este tipo de concreto é empregado como anteparo radiativo (salas de raio x, por exemplo).

Concreto Fluido - Utiliza aditivos superplastificantes, sendo auto-adensável e reduzindo a necessidade de vibração. É indicado para peças de difícil concretagem.

Concreto Colorido - É obtido pela adição de pigmentos que tingem o concreto, dispensando a necessidade de pintura. É utilizado em pisos, fachadas (concreto aparente), vigas, pilares, lajes ou peças artísticas (monumento).

Concreto Rolado - O concreto rolado é utilizado em pavimentação de ruas, áreas de estacionamento, pisos para postos de gasolina etc, substituindo o asfalto comumente utilizado, sendo mais econômico e durável. Possui diversas vantagens em comparação ao asfalto, como: construção: rapidez na execução com a utilização do concreto dosado em central, não exigindo mão-de-obra especializada nem equipamentos sofisticados; economia: custo inicial moderado, pequena necessidade de manutenção e economia de até 30% nas despesas com iluminação juntamente com o pavimento simples.

Concreto Protendido - Concreto armado que, durante sua secagem é mantido sob alta compressão com o auxílio de cabos de aço.

Concreto Projetado - Concreto que é lançado por um jato com alta velocidade sobre uma superfície, a fim de proporcionar a compactação do mesmo.

Concreto Armado - Associação do concreto com o aço, formando uma armadura.

Conexão de Autofixação - Conexão que se adapta firmemente à válvula dos pneus dos equipamentos para a insuflação de ar.

Contra-piso - Camada, com cerca de três centímetros de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicação do revestimento.

Contrapino - Pequena cavilha de ferro, de duas pernas, que atravessa na ponta de um eixo ou parafuso para manter no lugar porcas e arruelas.

Contraplacado - Chapa de madeira sobreposta e colada sob forte pressão. Tem as mesmas características da madeira em relação à elasticidade e ao peso. Apresenta, porém, maior resistência e homogeneidade, o que permite o fabrico de peças de grandes dimensões.

Contraventamento - Sistema de ligação entre elementos principais de uma estrutura para aumentar a rigidez do conjunto.

Contraventos - Elemento que interliga peças estruturais das torres dos elevadores.

Contraverga - Viga de concreto usada sob a janela para evitar a fissuração da parede.

Corrimão - Apoio para a mão colocado ao longo das escadas.

Cromado - Metal que recebe uma camada de cromo. Elemento metálico, duro, que dá brilho semelhante ao aço inoxidável.

Croqui - Primeiro esboço de um projeto arquitetônico.

Consistência - Reserva-se esta nomenclatura em concreto ou argamassa para o grau de umidade de uma mistura intimamente relacionada com o grau de plasticidade da massa, isto é, maior ou menor facilidade de deformar-se sob a ação de cargas. 

Consumo de Cimento - Quantidade gasta, em massa (kg), para produzir um metro cúbico de concreto.

Corpo-de-Prova - Amostra do concreto endurecido, especialmente preparada para testar propriedades como resistência à compressão, módulo de elasticidade, etc.

Cumeeira - Parte mais alta do telhado, onde se encontram as superfícies inclinadas (águas). A grande viga de madeira que une os vértices da tesoura e onde se apoiam os caibros do madeiramento da cobertura. Também chamada espigão horizontal.

Cutelo Divisor - Lâmina de aço que compõe o conjunto de serra circular que mantém separadas as partes serradas da madeira.

Cura - Molhagem do concreto, após o fim de pega, ou seja, o endurecimento inicial do concreto, a fim de evitar a evaporação da água necessária às reações químicas (hidratação) nas primeiras idades.

Cúpula - Ver Abóbada


Conheça os nossos imóveis em www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Reprodução: E-civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário