Compra de imóveis pela internet


O processo de compra de imóveis, que vai desde a pesquisa até a compra efetiva, já é feito 60% pela internet e a tendência é que esse percentual aumente ainda mais, de acordo com a previsão do gerente de Negócios Imobiliários do Google Brasil, Igor Lima.

Na opinião do executivo, cada vez mais consumidores iniciam a busca por imóveis pela web. Só no ano passado, entre 30% e 35% das vendas de imóveis foram efetuadas a partir da internet.
Ele conta que esta mudança no comportamento de compra do cliente já foi percebida pelos empresários e corretores. Estes, principalmente, estão mais antenados com a transformação do mercado, usando mais as redes sociais e ferramentas da internet para auxiliar seu trabalho.

Mas a grande novidade é sem dúvida, comprar imóvel pela televisão! Essa é a nova cartada que uma grande construtora e incorporadora de São Paulo, espera estimular em seus consumidores, quando algumas “smart TVs” – aquelas que contam com dispositivos que permitem acessar conteúdos na web – passarão a ser vendidas com aplicativos para navegar por seu website.

O esforço das grandes construtoras e imobiliárias é fortalecer a presença na internet e a criação de equipe de corretores que poderá permanecer online até 24 horas por dia. Comprovando que 20% dos clientes acessam os sites de imóveis fora do horário comercial.

Para os clientes mais conectados, algumas imobiliárias também tem ampliado a sua oferta de imóveis através de aplicativos para as plataformas IOS e Andróide.

Essa concorrência virtual entre as empresas, na avaliação de Luciano de Souza Godoy, professor de Direito Civil da Faculdade de Direito Fundação Getulio Vargas (FGV), é bastante positiva para quem quer comprar um imóvel. “A grande vantagem da internet é o acesso à informação”, afirma. “É um benefício pesquisar preços, condições de pagamento, qualidade e localização sem despender um dia de trabalho ou o fim de semana”.

Internet substituiu classificados?

A internet é de grande ajuda para a pesquisa de imóveis prontos. Mas será que ela irá substituir os antigos classificados de vez? Previne-se que ainda não, mas sabemos que as ferramentas disponíveis através da internet são mais atrativas, nos permitindo visualização de vários ângulos, além de oferecer inúmeras plantas e informações mais detalhadas.

O mais interessante é que muitos classificados de jornais estão estabelecendo contato com seus clientes através de portais de anúncios. E o cliente não paga nada por isso. Todo o custo de manutenção e propaganda fica a encargo dos próprios anunciantes.

Direitos dos clientes

Comprar um imóvel pela internet – ou apenas iniciar os contatos para essa negociação - envolve cuidados e direitos similares às transações do mundo real. É preciso verificar a existência, solidez ou idoneidade da construtora ou imobiliária. Essa prática, no caso de imóveis na planta, deve ser acrescida ao acompanhamento e supervisão da obra.

Já em relação aos direitos, o cliente tem assegurado o cumprimento da proposta. No caso de atraso da entrega do imóvel, o comprador tem direito a ser ressarcido com a multa que recai sobre a construtora.


Por isso fique atento! Nem sempre um site bonito e com muitas ofertas é o mais confiável. Pesquise informações sobre a construtora e imobiliária antes de fechar o seu negócio.

Acesse: www.adimoveis.com.br


Fonte: Portal IG / Uol / Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário