Como deixar a sua casa organizada para a viagem de férias

Com a chegada do período de Férias, muitas pessoas já começaram a planejar a tão esperada viagem. Não importa o destino, mas todos os detalhes e pendências devem ser resolvidos com antecedência para que tudo saia como esperado.

Para a viagem ser ainda mais tranquila, o ideal é também tomar algumas providências para deixar a casa em ordem. São estratégias prévias, que podem ser ampliadas ou simplificadas, dependendo de cada situação.

“Ficará alguém tomando conta da casa? Em caso negativo, avise aos porteiros ou ao síndico o período em que vai estar fora, para que fiquem de sobreaviso na eventualidade de qualquer movimentação atípica. Não havendo a quem recorrer, deixe seu telefone de contato com um vizinho de confiança”.


O ideal é sempre entregar uma cópia da chave a alguém próximo da família. Trata-se de prevenção e não de pessimismo.

Aproveite essas dicas valiosas:

1. Se você tiver animais domésticos, com antecedência, certifique-se onde ou com quem vai deixá-los. Nome e endereço do veterinário são dados imprescindíveis, além de informações sobre o que deve, ou não, ser feito quanto à alimentação e medicamentos.

2. Cuidado com as plantas. Nesse caso, a solução é deixar alguém responsável por aguá-las ou colocar os vasos em ambientes descobertos, para o total aproveitamento da água da chuva. Essa dica, no entanto, vale apenas se as plantas puderem ficar expostas ao ar livre. Mas, mesmo assim, deve-se ter bastante cuidado com o sol. Não descarte também a hipótese de levar seus vasos para a casa de algum parente ou amigo.

3. Limpar a geladeira. Muitas pessoas se esquecem de verificar a validade de congelados e a durabilidade dos alimentos. O cuidado de checar não deve se restringir apenas à geladeira, mas também ao freezer e prateleiras, pois ninguém quer na volta e se deparar com a despensa cheia alimentos vencidos e insetos.

4. Cheque todas as luzes e torneiras. Se possível, desligue a chave de luz geral. Desligue o aquecimento de água, se houver, para economizar energia. Tire todos os aparelhos das tomadas, inclusive computadores. Ainda que dê mais trabalho, fica a sugestão de fechar os registros dos banheiros, cozinha ou o geral da casa, para evitar surpresas.

5. Deixe a casa limpa. Você terá tempo para descansar e será ótimo encontrar tudo em ordem na volta. Lembre-se que na volta a mala virá com muitos presentes e roupas novas para serem guardados. É importante deixar as portas dos armários abertas e os colchões sem a roupa de cama.

6. Verifique o vencimento das contas. Melhor adiantar do que atrasar. Lembre-se de suspender a entrega de revistas e periódicos ou incumbir alguém de recolhê-los. Nada melhor para indicar ao ladrão a ausência dos donos da casa do que um monte de correspondência empilhada na porta.

7. Dê Férias para os empregados, se possível. Programe-se para tê-los de volta pouco antes de sua chegada. Combine uma lista de compras rápidas para consumo nos primeiros dias de seu retorno.

Organize-se e boas férias!


Conheça os nossos imóveis em www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727.


Fonte / Reprodução: Zero Hora / Tribuna da Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário