Dicionário da Construção Civil: Termos mais usados - Letra A

Arquitetos, engenheiros e outros profissionais da construção utilizam muitos termos técnicos durante suas explicações. Por isso, pesquisamos as palavras mais utilizadas. 

Consultá-las é imprescindível para quem deseja entender o que irá acontecer na sua obra.


Abaular - Dar forma curva, arqueada, a uma superfície, a fim de proporcionar melhor escoamento da água ou acabamento estético.


Abertura - Termo genérico que resume todo e qualquer rasgo na construção, seja para dar lugar a portas e janelas, seja para criar frestas ou vãos.

Abrasão - Desgaste causado nas superfícies pelo movimento de pessoas ou objetos.

Acabamento - Remate final da estrutura e dos ambientes da casa, feito com os diversos revestimentos de pisos, paredes e telhados.

Acetinado - Todo o material tratado para ter textura semelhante ao cetim.

Acesso - Rampa, escada, corredor ou qualquer meio de entrar e sair de um ambiente, uma casa ou um terreno.

Aço-carbono - Liga de aço e carbono que resulta num material leve e de grande resistência.

Adensamento - No caso específico de concreto, é um processo manual ou mecânico para compactar uma mistura de concreto no estado fresco, com o intuito de eliminar vazios internos da mistura (bolhas de ar) ou facilitar a acomodação do concreto no interior das formas.

Adobo (ou Adobe) - Tijolo feito com uma mistura de barro cru, areia em pequena quantidade, estrume e fibra vegetal. Deve ser revestido com massa de cal e areia. O termo adobe vem do árabe attobi e designa, também, seixos rolados dos leitos de rios.

Afastamento (ou Recuo) - Refere-se às distâncias entre as faces da construção e os limites do terreno.

Aglomerado (ou Contraplacado) - Placa prensada, composta de serragem compactada com cola e fechada com duas lâminas de madeira.

Água do telhado - Cada uma das superfícies inclinadas da cobertura, que principia no espigão horizontal (cumeeira) e segue até à beirada.

Água-furtada - Vão entre as tesouras do telhado. Ângulo do telhado por onde correm as água pluviais. Sótão com janelas que se abrem sobre as águas do telhado.

Alambrado - A cerca feita com fios de arame que delimita um terreno.

Alpendre - Cobertura suspensa por si só ou apoiada em colunas sobre portas ou vãos. Geralmente, fica localizada na entrada da casa. Aos alpendres maiores dá-se o nome de varanda.

Alta-tensão - É a distribuição primária, em que a tensão é igual ou superior a 2300 volts.

Alto-relevo - Saliência criada e definida numa superfície plana.

Alvará de construção - Documento emitido pela autoridade municipal onde a construção está localizada, que licencia a execução da obra.
Alvenaria - Conjunto de pedras, de tijolos ou de blocos - com argamassa ou não - que forma paredes, muros e alicerces. Quando esse conjunto sustenta a casa, ele chama-se alvenaria estrutural. O próprio trabalho do pedreiro.

Amarras - Cordas, correntes e cabos de aço que se destinam a amarrar ou prender equipamentos à estrutura.

Amianto - Tem origem num mineral chamado asbesto e é composto por filamentos delicados, flexíveis e incombustíveis. É usado na construção de refractários e na composição do fibrocimento.

Ancorada (Ancorar) - Ato de fixar por meio de cordas, cabos de aço e vergalhões, propiciando segurança e estabilidade.

Andaime - Plataforma usada para alcançar pavimentos superiores das construções.

Anodização - Tratamento químico no alumínio que lhe confere aparência fosca e cores variadas.

Anteprojeto - Primeiras linhas traçadas pelo arquiteto em busca de uma ideia ou concepção para desenvolver um projeto.

Anteparo - Designação genérica das peças (tabiques, biombos, guarda-corpos, pára-lamas etc.) que servem para proteger ou resguardar alguém ou alguma coisa.

Apicoado - Superfície submetida a desbastamento do qual resulta uma textura rugosa, antiderrapante. Normalmente feito de pedras.

Aplique - Ornamento. Enfeite fixado em paredes ou muros.

Aprumar - Acertar a verticalidade de paredes e colunas por meio do prumo.

Aquecimento central - Sistema provido de resistências elétrica ou de serpentinas (se o aquecimento for feito a gás) que centraliza o aquecimento da água de todas as torneiras de uma casa.

Arcada - Sucessão de arcos.

Arco - Semicircunferência que cobre um vão. Nome dado à construção que dá origem às abóbadas.

Arco-elétrico ou Voltaico - Descarga elétrica produzida pela condução de corrente elétrica por meio do ar ou outro gás, entre dois condutores separados.

Área de Controle das Máquinas - Posto de trabalho do operador.

Áreas de Vivência - Áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer, convivência e ambulatório, devendo ficar fisicamente separadas das áreas laborais.

Arenito - Rocha composta de pequenos grãos de quartzo, calcário ou feldspato, usada em pisos externos. Nos pisos internos, o arenito normalmente recebe polimento e rejunte de granilite.

Argamassa - Mistura de materiais inertes (areia) com materiais aglomerantes (cimento e/ou cal) e água, usada para unir ou revestir pedras, tijolos ou blocos, que forma conjuntos de alvenaria. Ex.: argamassa de cal (cal+areia+água). A argamassa magra ou mole é a mistura com menor quantidade de aglomerante (cal e/ou cimento), responsável pela aglutinação. Já a argamassa gorda tem o aglomerante em abundância.

Argila Expandida - São agregados produzidos artificialmente pelo aquecimento de certas argilas em um forno, que se expandem pela retenção de gases formados, no seu interior, durante o aquecimento.

Armação de Aço - Conjunto de barras de aço, moldadas conforme sua utilização e parte integrante do concreto armado.

Armadura estrutural - Conjunto de ferros que ficam dentro do concreto e dão rigidez à obra.

Arquiteto - Profissional que idealiza e projeta uma construção. Possui a arte da composição, o conhecimento dos materiais e suas técnicas e a experiência na execução de obras.

Arquitetura - Arte de compor e construir edifícios para qualquer finalidade, tendo em vista o conforto humano, a realidade social e o sentido plástico da época em que se vive. Uma das artes mais antigas. Escritos medievais são ilustrados com Deus segurando compasso e esquadro, uma alusão ao arquiteto do universo.

Arquitrave - Viga de sustentação que, nas suas extremidades, se apoia em colunas.

Arrimar - Apoiar, encostar, escorar.

ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, segundo as normas vigentes no sistema CONFEA/CREA.

Assentar - Colocar e ajustar tijolos, blocos, esquadrias, pisos, pastilhas e outros acabamentos.

Aterramento Elétrico - Ligação à terra que assegura a fuga das correntes elétricas indesejáveis.

Aterro - Colocação de terra ou entulho para nivelar uma superfície irregular.

Atmosfera Perigosa - Presença de gases tóxicos, inflamáveis e explosivos no ambiente de trabalho.

Átrio - Pátio de entrada das casas romanas, cercado por telhados pelos quatro lados, porém descoberto. Hoje o termo identifica um pátio de entrada de uma habitação.

AutoCAD - Software que facilita a confecção de plantas e croquis, oferecendo ferramentas essenciais para realizar projetos em computador. Fabricado pela Autodesk.

Autopropelia - Máquina ou equipamento que possui movimento próprio.

Azulejo - Ladrilho. Placa de cerâmica polida e vidrada de diversas cores. A origem do azulejo remonta aos povos babilônicos. Com os árabes, os azulejos ganharam maior difusão, marcando fortemente a arquitetura moura na Península Ibérica. Originalmente, os azulejos apresentavam relevos, característica que sobrevive até hoje.

Conheça os nossos imóveis em www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Reprodução: E-civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário