Dicas do Síndico: Descarte de Pilhas em Condomínios

Condomínios são pequenas (ou até grandes) comunidades de pessoas que tem na figura do síndico uma representatividade. E é nesta condição privilegiada que o síndico torna-se capaz de mobilizar os moradores do seu condomínio em prol de causas nobres.

Você vai notar que com pequenas mudanças no cotidiano dos moradores e custo quase zero, é possível mobilizá-los por um bem comum, seja para desenvolver uma ação social ou preservar o meio ambiente.



Pensando nisso, reunimos cada passo para te ajudar a montar e adotar um procedimento de descarte de pilhas no seu condomínio. É algo muito simples de fazer, a custo zero e que certamente terá apoio e adesão dos moradores, além, é claro, de passar uma boa imagem da administração do condomínio.


O descarte inadequado de pilhas e baterias pode representar um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública pela contaminação de solos e lençóis freáticos. Mercúrio, níquel, chumbo e cádmio são alguns dos metais presentes nestes produtos. Alguns dos danos que esses metais podem causar às pessoas são: problema nos rins, fígado e pulmão. Evite que esse material vá parar em lixões a céu aberto ou se perca no meio ambiente.


Para adotar esse processo no condomínio o síndico irá precisar de: 

-  1 recipiente grande (pode ser um pote de plástico)
-   3 cartazes para afixar nas áreas comuns, elevadores
-   1 etiqueta para colar no recipiente
-   Informar o zelador e os porteiros sobre a campanha
-   Programar retirada do material e levá-lo até o posto de coleta


1. Recipiente: 

Providencie um recipiente para a coleta das pilhas e baterias. Pode ser uma caixa, uma lixeira exclusiva para este fim, ou até mesmo um balde.


2. Etiqueta: 
  
Imprima e cole uma etiqueta no recipiente para indicar a finalidade do mesmo. Se necessário, você mesmo pode criar a sua.

3. Local de coleta: 
  
Avise porteiros e zeladores sobre a campanha e deposite o pote de coleta na portaria do condomínio. Importante: longe do alcance de crianças!


4. Comunicação: 
  
Comunique e instrua os moradores sobre a ação e a importância da participação de todos. Afixe o cartaz abaixo nas áreas comuns, como elevadores, quadro de avisos, portaria e garagens.


5. Retirada do material: 
   
Programe-se para enviar o material arrecadado aos pontos de coleta. O síndico pode estipular datas específicas, ou simplesmente fazer a coleta quando o volume de pilhas e baterias for considerável.


6. Locais:
   
Hoje em dia, muitos estabelecimentos comerciais, como drogarias, correios e agências bancárias possuem locais específicos para descarte de pilhas e baterias. 

Comece agora mesmo!
Providencie um recipiente, cole os cartazes e pronto!


Conheça os nossos imóveis em www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Reprodução: Sindico Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário