Receita de Sexta (Feira Santa): Bacalhau com Batatas

Independente de qual seja a religião, a maioria das pessoas cresceu ouvindo ou pelo menos ouviu em algum momento da vida, que Sexta-Feira Santa é dia de comer peixe, e em especial o bacalhau.


Para os cristãos a Sexta-feira Santa, é a que antecede ao do Domingo de Páscoa, e é o dia em que se lembra da paixão de Jesus Cristo. É também um dia em que a maioria das famílias se reúne à mesa, principalmente para o almoço.


Mas de onde vem o costume de comer o bacalhau?

Tradicionalmente, dentro da crença cristã, durante toda a quaresma, não é permitido comer carne de animais de sangue quente, como aves, porco e vaca. A exceção é feita ao peixe que é permitido por ser considerado um animal de sangue frio. Já o costume de comer bacalhau chegou ao Brasil na época do descobrimento, mas foi após a chegada da família real portuguesa em meados do século XIX, que a tradição começou a tomar forma efetivamente. A verdade é que o bacalhau era prático para ser salgado e desidratado. O que fazia com que o peixe fosse armazenado para durar mais tempo sem estragar. Desta forma, o bacalhau passou a ser usado pelos portugueses, que na época precisavam de produtos que durassem mais, devido as grandes navegações.

Aos poucos, muitos aspectos mais rigorosos da quaresma foram se perdendo, e atualmente a maioria das pessoas consome carne durante todo o período, mas a tradição de comer bacalhau na Sexta-feira Santa se mantém forte em diversos lugares do mundo.

Então vamos manter a tradição e preparar uma receita prática e deliciosa de BACALHAU COM BATATAS.

Ingredientes:
- 4 postas de bacalhau (se preferir desfiadas ou em lascas)
- 3 batatas
- 2 cebolas roxa
- Azeitona (a gosto)
- 4 dentes de alho (a gosto)
- 500ml de azeite

Modo de preparo:
Dessalgue o peixe, trocando a água de 1h em 1h. Coloque em uma travessa uma camada de batatas descascadas e cortadas em fatias, intercale com camadas de bacalhau, cebola e azeitona, até completar toda a receita. Distribua os dentes de alho inteiros na forma. Regue tudo com bastante azeite. Leve ao forno em temperatura média. Quando estiver dourado, retire do forno. Sirva a seguir.

Bom apetite! E bom feriado!


Acesse nosso novo site: www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Reprodução: City Penha / GNT


Nenhum comentário:

Postar um comentário