18 dicas para aprimorar o seu networking por Flavia Lippi

Vivemos a era das redes, de tecer relacionamentos. Hoje, além de networking, fala-se muito no netweaving, que tende a trazer resultados mais positivos para empreendedores.

Netweaving (que significa “tecelões”) é aplicado quando uma pessoa colabora com alguém sem esperar nada em troca. Já no caso do networking, normalmente uma das partes se beneficia mais que a outra. Alguns princípios podem ser lembrados para tecer relacionamentos saudáveis:


# 1. Pessoas fazem negócios com pessoas que conhecem e tem afinidades.

# 2. Você conhece mais pessoas do que normalmente você acha que conhece, e isto tem um poder maior do que você imagina.

# 3. Não presuma que uma pessoa não irá ajudá-lo.

# 4. Trace o que você deseja antes de procurar uma pessoa.

# 5. Leve sempre algo em troca que possa ajudar a pessoa, não vá para seu contato para pedir sempre. Ofereça troca, retribuição.

# 6. Seja autêntico. Peça aconselhamento e não favores.

# 7. Tenha em seus contatos pessoas que seus amigos também possam precisar ou queiram conhecer.

# 8. Expressões não verbais representam muito mais do que palavras. Sua postura e contato direto com as pessoas passam mais credibilidade para a relação.

# 9. Seja específico e claro em seus desejos.

# 10. Mantenha uma agenda de encontros com seus contatos.

# 11. Todos buscam visibilidade e notoriedade. Determine um projeto em função da sua marca pessoal. Compartilhe este planejamento com seu mentor.

# 12. Às vezes, seu melhor contato está na sua família. Mesmo que não tenha afinidade, não hesite em compartilhar interesses. Demonstrar interesse claro não significa má conduta. Identifique líderes influenciadores.

# 13. Encante as pessoas com suas histórias reais. Story telling é a linguagem das pessoas de carisma no mundo. Tenha claro os seus pontos fortes e o que realmente faz para mudar o mundo a sua volta. Seja o protagonista e não conte aquela história de que "um amigo que viajou para os Estados Unidos me disse que…".

# 14. O esporte que você pratica bem é uma boa fonte de contatos. Os amigos do golfe, squash, tênis ou basquete sempre estarão falando de negócios após a prática.

# 15. Fazer parte de uma associação ou comunidade talvez seja o que existe de mais antigo em termos de networking. Procure aquela que tem afinidade e lembre-se de que pode fazer parte de uma comunidade em qualquer lugar do mundo.

# 16. De quantos eventos você participou no último mês? Quantos você acha que deve participar? Selecione eventos chaves. 

# 17. A manutenção da sua rede de contatos tem que ser diária. Não espere acontecer algo para poder ativá-la. As oportunidades acontecem todos os dias. Simplifique as informações que se encaixam com seus objetivos previamente traçados no seu planejamento.

# 18. Não se esqueça: foque em pessoas e não em negócios.

Acesse nosso novo site: www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Reprodução: Revista Exame / Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário