Como lidar com pessoas difíceis no ambiente de trabalho

Alguma vez você já perdeu a paciência com um colega de trabalho? Já questionou as atitudes do seu chefe? Fique calmo, você não é o único. Em todas as empresas existe uma ou mais pessoas com perfil difícil de lidar no ambiente de trabalho.


Depois da 'falta de comunicação' ou 'comunicação cheia de entraves', o que mais atrapalha nos relacionamentos entre colegas de trabalho é a falta de caráter. Como àqueles colegas que adoram "roubar" boas ideias, ou então aqueles que mudam completamente quando assumem um posto de liderança. Na maioria das vezes se tornam chefes egocêntricos, que vendem como seus, os resultados conquistados em conjunto pela equipe.

Bem, esses perfis normalmente são resultado da permanência do profissional por muito tempo na empresa, especialmente quando exercem um cargo de confiança. Desenvolvem-se a partir da ausência de políticas disciplinadoras, do distanciamento do líder e da falta de um plano de engajamento dos colaboradores nos objetivos da organização.

A falta de preparo, especialmente para os colaboradores que exercem funções de liderança é um grande fator para a formação desses perfis. Por muitas vezes, são colocados nessas funções como forma de promoção, mas não foram desenvolvidos para assumirem tal posto.

E agora?

Diante do colega indesejado, é preciso ser tolerante e buscar oportunidades para ter conversas claras e francas sobre a situação. Tente entender as razões pelas quais ele está adotando essa postura e procure ajudá-lo.

Comunique-se com o líder acima na hierarquia sobre o problema. Se nada der certo e a relação estiver insuportável, avalie se é hora de trocar de empresa.

"Empresas com missão, visão e valores claros, e que realmente se inspiram neles, conseguem criar um ambiente favorável, que repele naturalmente as pessoas que não se enquadrem na filosofia".


Acesse nosso novo site: www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Reprodução: Economia Uol / Bing

Nenhum comentário:

Postar um comentário