Alguma vez você já perdeu a paciência com um colega de
trabalho? Já questionou as atitudes do seu chefe? Fique calmo, você não é o
único. Em todas as empresas existe uma ou mais pessoas com perfil difícil de
lidar no ambiente de trabalho.
Depois da 'falta de comunicação' ou 'comunicação cheia de
entraves', o que mais atrapalha nos relacionamentos entre colegas de trabalho é
a falta de caráter. Como àqueles colegas que adoram "roubar" boas
ideias, ou então aqueles que mudam completamente quando assumem um posto de
liderança. Na maioria das vezes se tornam chefes egocêntricos, que vendem como
seus, os resultados conquistados em conjunto pela equipe.
Bem, esses perfis normalmente são resultado da
permanência do profissional por muito tempo na empresa, especialmente quando
exercem um cargo de confiança. Desenvolvem-se a partir da ausência de políticas
disciplinadoras, do distanciamento do líder e da falta de um plano de
engajamento dos colaboradores nos objetivos da organização.
A falta de preparo, especialmente para os colaboradores
que exercem funções de liderança é um grande fator para a formação desses
perfis. Por muitas vezes, são colocados nessas funções como forma de promoção,
mas não foram desenvolvidos para assumirem tal posto.
E agora?
Diante do colega indesejado, é preciso ser tolerante e
buscar oportunidades para ter conversas claras e francas sobre a situação.
Tente entender as razões pelas quais ele está adotando essa postura e procure
ajudá-lo.
Comunique-se com o líder acima na hierarquia sobre o
problema. Se nada der certo e a relação estiver insuportável, avalie se é hora
de trocar de empresa.
"Empresas com missão, visão e valores
claros, e que realmente se inspiram neles, conseguem criar um ambiente
favorável, que repele naturalmente as pessoas que não se enquadrem na
filosofia".
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