O que é um correspondente imobiliário?

Para alcançar seu espaço dentro da vasta e complexa rotina bancária, a figura do correspondente imobiliário – um segmento de negócio hoje em plena expansão no Brasil – precisou mostrar que o modelo veio para ficar. Hoje é impossível viver sem!


Desde que os primeiros correspondentes imobiliários foram autorizados por instituições bancárias de peso, interessadas em imprimir maior rapidez à análise e aprovação dos pedidos, não só o mercado passou efetivamente a contar com o serviço como os próprios Bancos contabilizam um número muito superior de financiamentos concedidos.

Hoje, para citar um número impressionante, mais de 1/3 dos financiamentos de unidades habitacionais da Caixa Econômica já são feitos com a intermediação de um correspondente imobiliário - CAIXA AQUI. Eles representam hoje 25% dos negócios totais da instituição, com tendência só a crescer.

A necessidade dos bancos em atender a demanda crescente por crédito imobiliário, especialmente a partir do surgimento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em 2009, e as facilidades de taxa também para imóveis de maior valor, produziu a necessidade de um aperfeiçoamento rápido desse intermediário, que encontra o seu ambiente natural dentro das imobiliárias, mas atuando como equipes próprias, independentes do trabalho comercial desenvolvido pelos corretores.

A evolução foi tão rápida e eficiente que à medida que o desempenho dos novos correspondentes ia aumentando, cresciam também o nível de exigência dos bancos em relação ao parceiro recém chegado. Foi talvez isso o principal fator de evolução de serviço que acabou conquistando o consumidor.

Para os Bancos, que já haviam transferido parte dos serviços prestados internamente em suas agências para lotéricas, supermercados e lojas de conveniência, entre outros, estender a tarefa ao segmento imobiliário não deixou de ser um achado.

Até então os bancos já tinham como serviços externos a recepção e o encaminhamento de propostas de abertura de contas; pedidos de empréstimos e de financiamentos e encaminhamento de propostas de emissão de cartões de crédito.

Já com o correspondente imobiliário propriamente dito, o processo foi bem diferente. Com o surgimento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, os bancos, que já operavam centenas de carteiras, começaram a se aproximar do limite operacional, o que pressionou sua  “capacidade de originação”.

Para evitar possíveis colapsos foi que surgiu o modelo do correspondente imobiliário. Nesse caso, o banco criou um padrão de atendimento próximo ao usado no financiamento de veículos. A idéia estava carregada de simplicidade: o comprador vá até o ponto de venda, preenche uma ficha, deixa toda a documentação pertinente a negociação, que é enviada ao banco, que por sua vez o recebe, submetendo o pedido de crédito à aprovação no menor espaço de tempo possível. Hoje, todo o processo é automatizado e feito pelo correspondente imobiliário, diretamente dentro do sistema da Caixa.

Em média, a atuação dos correspondentes bancários fizeram com que os processos fossem agilizados em 70%  do tempo que era necessário anteriormente para ser concluído.

Para manter esse padrão, a Caixa, por exemplo, reavalia anualmente todos os seus correspondentes, baseando-se muito em auditorias de opinião realizadas junto aos clientes de seus serviços. E, é claro, da própria qualidade dos serviços apresentados ao longo do ano.

Conheça os nossos serviços
CORRESPONDENTE IMOBILIÁRIO - CAIXA AQUI.

CAIXA AQUI - Adimóveis Imobiliária
Av. Professor Othon Gama D'Eça, n. 809 loja 01
Centro - Florianópolis/SC
Fone: (48) 3224-9495
Email: correspondentecaixa@adimoveis.com.br



Acesse nosso novo site: www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Reprodução: Jornal Hoje / Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário