Vale a pena reformar antes da venda?

O preço dos imóveis vem subindo, mas apenas confiar nos valores do mercado não garante bons ganhos. Investir em alguns reparos e modificações num apartamento ou numa casa pode servir de critério de desempate para um comprador e até valorizar um pouco mais o preço da residência. A dica é especialmente importante para quem tem pressa em fechar negócio.

As necessidades de reforma variam muito de um imóvel para outro. Alguns pontos, porém, são mais comuns na hora de preparar um imóvel para a venda. Saiba o que vale a pena ou não reformar antes de vender um imóvel ou uma casa.


Pintura externa
Quando o imóvel é uma casa, vale a pena investir na pintura externa. Uma casa pichada, por exemplo, pode transmitir uma sensação de abandono do imóvel e até de insegurança sobre a rua. Por isso, vale a pena investir um pouco mais na preparação do lado de fora.

Pintura interna
Dar cor nova para as paredes internas vale a pena em dois casos. Primeiro, para transmitir sensação de limpeza. Segundo, para apagar cores muito diferentes e fortes. Uma parede vermelha ou amarela pode ser muito bonita, mas não agradar o próximo proprietário. Por isso use cores neutras, como branco, gelo e bege.  Além de ter chances de agradar um número maior de interessados no imóvel, as cores neutras também facilitam que o proprietário aplique a cor que desejar após a compra. E muitos podem levar esse benefício em consideração na hora de fechar o negócio.

Limpeza e cuidado externo
Uma limpeza bem feita, grama bem aparada e piscina limpa são fatores que apaixonam os compradores.

Instalações elétricas e hidráulicas
Outra parte importante e que ajuda a valorizar imóveis é fazer qualquer reparo necessário ou modernização nas instalações elétricas e hidráulicas. Uma dica é buscar alternativas sustentáveis, que ajudem a economizar água e energia. Um exemplo são casas que captem água para usar em áreas como o jardim, ou que tenha aquecimento solar, tem uma grande vantagem competitiva.

Algo fora dos padrões nas instalações elétricas e hidráulicas pode gerar inclusive reclamações posteriores, pois o comprador pode se sentir lesado. A melhor alternativa é mesmo entregar o imóvel com tudo em ordem. Caso isso não seja possível, a sugestão é negociar e deixar claro com o comprador que esses ajustes serão necessários após a compra.

Armários embutidos
Se sua cozinha não tem armários embutidos, não ache que investir nesses móveis trará retorno na hora da venda. Às vezes o próximo proprietário pode nem gostar do modelo e não fará diferença.

Gastar caminhões de dinheiro
Fazer pequenos ajustes colabora para uma boa venda, mas o total gasto deve valer a pena. Uma margem confortável para investir é entre 3% e 5% do valor pedido pelo imóvel.

Acesse nosso novo site: www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Reprodução: Google / Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário